Redução de 18% nos roubos de celulares em Manaus após implantação do Programa RecuperaFone

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Victor Levy/ SSP-AM
Foto: Victor Levy/ SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) anunciou uma redução de 18% no número de roubos de celulares na capital Manaus, comparando fevereiro de 2024 com o mesmo período do ano anterior. O dado foi divulgado durante o 33° Ciclo de Gestão Para Desempenho (CGD), realizado nesta quinta-feira (20/03), e reforça a eficácia do Programa RecuperaFone, que integra ações da Polícia Civil e Militar para combater esse tipo de crime.

O tenente-coronel Rouget Britto, coordenador do Centro Integrado de Estatística (CIESP) da SSP-AM, destacou a importância do programa: “O RecuperaFone trouxe um avanço significativo ao trabalho já realizado pelas forças de segurança. Com a integração reforçada, a tendência é que os números continuem caindo.”

Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), reforçou que o programa tem sido fundamental para a queda nos índices criminais. “Desde o lançamento, observamos uma redução consistente. Em 2024, já registramos 18% menos roubos de celulares em relação a fevereiro de 2023. O RecuperaFone atua em todos os bairros, e nossa equipe continua ampliando as operações de fiscalização e verificação em lojas e pontos comerciais”, afirmou.

Ampliação do Programa
Durante o CGD, foi anunciada a ampliação do acesso ao RecuperaFone para os comandantes das Companhias Interativas Comunitárias (CICOMs) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Agora, os policiais poderão consultar, em tempo real, dados sobre celulares roubados ou furtados durante blitz e operações.

“Hoje, demos acesso aos policiais militares para consultarem os dados do RecuperaFone em suas abordagens. Isso significa levar o programa para as ruas, intensificando as fiscalizações e combatendo de forma definitiva o comércio de aparelhos roubados”, explicou um delegado presente na reunião.

Importância do Boletim de Ocorrência (B.O)
Rouget Britto também ressaltou a importância de a população registrar Boletins de Ocorrência (B.O) em casos de crimes. “Todo B.O é analisado pela equipe de estatística e repassado aos delegados e comandantes, que tomam decisões estratégicas com base nessas informações. Notificar uma ocorrência é essencial para que o estado possa agir de forma eficiente e proteger a sociedade amazonense”, disse.

O RecuperaFone tem se mostrado uma ferramenta essencial no combate aos roubos de celulares em Manaus, e a expectativa é que os índices continuem caindo com a ampliação das ações integradas entre as forças de segurança.