Escolas do Amazonas são premiadas na Olimpíada do Tesouro em Educação Financeira

WhatsApp
Facebook
Twitter
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

As escolas estaduais Maria Amélia do Espírito Santo, de Manaus, e Suzana de Jesus Azedo, de Parintins, foram premiadas na Olimpíada do Tesouro Direto em Educação Financeira (Olitef) 2024, realizada em Brasília. Cada escola recebeu R$ 100 mil em bens e equipamentos de laboratório, durante a cerimônia de premiação na quarta-feira (19/03), no Hotel Royal Tulip.

Cerimônia de premiação

O evento contou com a presença de autoridades como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. A EE Maria Amélia foi representada pela diretora Elisangela Guedes e pela estudante Uyara Pacheco, enquanto a EE Suzana de Jesus Azedo foi representada pela diretora Cristina Oliveira e pelo aluno Rafael Enzo dos Santos.

Impacto da olimpíada

A Olitef, realizada pelo Tesouro Nacional e pela B3 (bolsa de valores brasileira), tem como objetivo transformar a educação financeira no país, capacitando estudantes e professores em temas relacionados à economia e finanças. A diretora Elisangela Guedes destacou a importância da competição:
“É fundamental participar porque estimula a matemática, a matemática financeira e permite que os alunos tenham um projeto de vida financeiro para si e suas famílias.”

Atividades em Brasília

Durante a estadia na capital federal, os representantes das escolas participaram de palestras sobre a função do Tesouro Nacional e sobre economia, ministradas pela digital influencer Naty Finanças e por representantes do Ministério da Educação. Além disso, houve uma excursão pelo Distrito Federal, proporcionando interação entre os participantes dos 52 municípios premiados.

Benefícios para as escolas

A diretora Cristina Oliveira, da EE Suzana de Jesus Azedo, ressaltou que a premiação abrirá novos horizontes para os estudantes:

“Estes materiais serão o primeiro degrau para o melhoramento do aprendizado. Com os jogos de matemática financeira, por meio do lúdico, os alunos, além de aprenderem as bases da matemática, também serão multiplicadores de conhecimento em suas casas.”

Próximos passos
As escolas premiadas agora terão a oportunidade de utilizar os recursos recebidos para aprimorar a infraestrutura e o ensino, especialmente em áreas como matemática financeira e educação econômica. A premiação reforça o compromisso do Amazonas com a qualidade da educação e a formação de cidadãos conscientes financeiramente.