Segunda ação do projeto ‘Divertidamente’ acontece no dia 19 de setembro, em escola pública de Manaus

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A iniciativa já beneficiou estudantes e professores em agosto e retorna Cultura Setembro Amarelo para ampliar o alcance da inteligência emocional, unindo neurociência, sustentabilidade e cultura amazônica

Manaus (AM) – Em sintonia com a campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, a Amazônia B, com apoio institucional do Grupo Samel, realiza no dia 19 de setembro, em Manaus, a segunda ação do projeto Divertidamente. A iniciativa quer ampliar o impacto da educação emocional, aproximando jovens e educadores de ferramentas que favorecem o bem-estar e a aprendizagem.

Durante a programação, os estudantes passam por estações temáticas que proporcionam uma verdadeira imersão na inteligência emocional.
Eles vivenciam a Roda da Vida, atividade que estimula o autoconhecimento e o equilíbrio entre diferentes áreas da vida; experimentaê a estação do Corpo em Movimento, olhando para consciência corporal; participam de reflexões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados para saúde e bem-estar; mergulham no teatro, e em outras práticas como o mindfulness.

A proposta é que cada jovem possa experimentar novas formas de lidar com as emoções, fortalecendo autoestima, autoconfiança e capacidade de enfrentar desafios.

“O Setembro Amarelo nos lembra que a prevenção passa por construir ferramentas e soluções reais desde cedo, para que os desafios não se tornem crises. Essa primeira edição do Divertidamente mostra o quanto é urgente oferecer aos jovens e educadores espaços de escuta, acolhimento, fortalecimento e o desenvolvimento emocional”, afirma Bellmond Viga, diretor da iniciativa.

Professores como multiplicadores

Além dos estudantes, o projeto também prepara os professores para atuarem como multiplicadores dessa cultura de bem-estar.

Em novembro, 80 educadores da rede pública participarão de uma formação presencial no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), conduzida pelo professor Eduardo Farah, especialista em ética, neurociência e desenvolvimento humano, referência nacional em capacitação docente para saúde emocional em sala de aula.

Um chamado da Amazônia para o Brasil

Mesmo com a BNCC incluindo desde 2018 as competências socioemocionais como obrigatórias, mais da metade dos professores brasileiros nunca recebeu formação específica nessa área. Além disso, os transtornos mentais já são a principal causa de afastamento docente no país, segundo a Fundacentro.

“O Divertidamente nasce no coração da Amazônia para mostrar que saúde emocional é ferramenta base para o desenvolvimento do cidadão do século 21 e isso reflete também infraestrutura social e na qualidade de vida coletiva. Ao investir nessa base, estamos construindo uma sociedade mais resiliente, empática e preparada para o presente e o futuro, incentivando a cada cidadão a se tornar um líder de si para então poder também ser um agente de transformação coletiva”, reforça Bellmond.

Parceria pela transformação social

O projeto pode ser 100% patrocinado por empresas, sem custos para escolas ou governos, garantindo alto retorno em posicionamento ESG e legado concreto para a região amazônica. O apoio do Grupo Samel e a parceria com o INDT fortalecem a proposta, unindo saúde, educação e sustentabilidade em prol do desenvolvimento humano e social.