Na cara, na coragem e sem patrocínio. É assim que o lutador amazonense Cleiton Monteiro, de 24 anos, se prepara para o maior desafio da sua carreira nas Artes Marciais Mistas. No dia 24 de maio, o guerreiro da Região Norte do Brasil é uma das atrações do Hexagone MMA – edição 29, na Arkea Arena, em Bordeuax, na França.
Lutador da categoria peso galo (até 61 kg), o amazonense terá o francês Baris Adiguzel como adversário. O combate vale o cinturão da categoria, que pertence ao atleta da casa. Para Cleiton Monteiro, uma oportunidade de ouro para dar um salto gigantesco em sua trajetória profissional no MMA.
“Essa será minha segunda luta internacional e, sem dúvida, uma vitória pode aumentar a minha projeção na categoria e trazer novas oportunidades. Estou treinando forte para fazer um grande combate e voltar para casa com o cinturão. Minha outra luta é fora do octógono, que é correr atrás de patrocínio”, disse o atleta.
De Juruá para o mundo
Cleiton nasceu no município de Juruá, localizado a 673 quilômetros de Manaus. Ele deixou a terra natal para correr atrás do sonho se tornar lutador profissional de MMA e virar referência para a juventude local. E o sonho do guerreiro aos poucos vai se tornando realidade, pois já são 11 combates no currículo, com oito vitórias e três derrotas.
Na capital amazonense, Cleiton treina na academia Nak Su Thai Gym (Rua General Glicério, Cachoeirinha). A equipe liderada pelo professor Raul Moura é um berço de campeões, pois lá foi revelado o atleta Júlio Tyson, ex-campeão do peso pena do Jungle Fight Championship.
“Apesar de todo o meu esforço, a vida de lutador não tem sido fácil. Vou disputar um cinturão na França e até agora não tenho patrocínio ou apoio. Espero que a minha participação no Hegaxone MMA abra portas e traga novas parcerias”, afirmou o guerreiro da Calha do Rio Juruá.
A cidade de Bordeaux fica a quase 8 mil quilômetros de Manaus. A distância financeira é grande também. Na cara e na coragem, o lutador amazonense revelou que está indo para o Velho Continente apenas com a passagem de ida.
“Estou indo com passagem só de ida. De lá da França, vou passar uma temporada com meu gerenciador de lutas e alguns atletas em Dubai, treinando e para outro combate”, concluiu Cleiton Monteiro.