Justiça determina retirada de fake news do portal CM7 contra deputada Alessandra Campelo

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Miguel Almeida
Foto: Miguel Almeida

A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) conseguiu uma importante vitória no Poder Judiciário do Amazonas: a determinação pela retirada de 17 matérias e ou publicações com ofensas, calúnias e fake news postadas no portal e nas redes sociais do grupo de comunicação CM7, da empresária Cileide Moussallem Rodrigues.

Na ação, Alessandra alega ser vítima de campanha difamatória sistemática promovida pelo portal de notícias “CM7” e pelas redes sociais pessoais da própria Cileide. Segundo o processo movido pela deputada, foram veiculadas, de forma reiterada e concatenada, publicações que a acusam de hipocrisia política, de elitismo e ostentação, de clientelismo e até de tentativa de impor suposta “lei da mordaça” contra a imprensa, tudo com a finalidade de destruir sua reputação e inviabilizar sua atuação política.

Alessandra sustenta que tais matérias não possuem caráter informativo ou interesse público, configurando abuso da liberdade de imprensa, com violação aos direitos de personalidade (honra e imagem).

Na decisão, o juiz Cid da Veiga Soares Júnior, determina que os réus (portal CM7 e a própria Cileide), retirem do ar todos os conteúdos difamatórios contra a deputada. O descumprimento acarretará uma multa de R$ 3.000,00 (três mil reais) ao dia. O portal CM7 foi intimado pelo oficial de justiça nesta quarta-feira (08/10).

Justiça & Fake News
Nos últimos anos, a Justiça tem sido um importante instrumento para proteger a honra e a imagem de indivíduos e instituições vítimas de notícias falsas e difamações. No caso específico da deputada Alessandra Campelo, a decisão da Justiça de determinar a retirada de fake news do portal CM7 representa uma vitória significativa não apenas para a parlamentar, mas também para todos que lutam contra a disseminação de informações mentirosas e caluniosas.

A relevância da decisão
Proteção à honra: ao determinar a retirada das fake news do ar, a Justiça protege a honra e a reputação da deputada Alessandra Campelo, garantindo que sua imagem não seja injustamente prejudicada por informações mentirosas.

Combate às notícias falsas: essa decisão também serve como um precedente importante no combate às fake news, mostrando que o Poder Judiciário do Amazonas está atento e disposto a tomar medidas para impedir a disseminação de informações falsas e prejudiciais.