Seletiva estadual de judô aponta delegação amazonense que disputará o Brasileiro Regional 2026

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Emanuel Mendes Siqueira
Foto: Emanuel Mendes Siqueira

Na primeira competição oficial de 2026, aproximadamente 150 judocas participaram neste sábado (07/02), no ginásio Renné Monteiro, em Manaus, da Seletiva Estadual que vai apontou a delegação amazonense que disputará o Campeonato Brasileiro de Judô da Região I das classes Sub-13, Sub-15, Cadete, Júnior e Sênior, de 27 a 29 de março, em São Luís, no Maranhão.

Segundo o gerente de competições da Federação de Judô do Amazonas (Fejama), Marcos Roberto Moura de Oliveira, os 150 atletas inscritos na seletiva representaram 15 agremiações. Além das principais equipes da capital, como Acopajam, Kaizen, Instituto Caminho Suave, Fort, ABLE e Associação Esportiva Cardoso, CE Adalberto Valle, Thiago Fitness e Banzai, o evento reuniu competidores de Manacapuru (Budokan) e São Gabriel da Cachoeira (Fera).

“A seletiva estadual marca o início oficial do calendário da Fejama em 2026, que prevê um total de oito eventos, entre as competições oficiais da federação e as copas abertas que já são tradição no estado. Temos total apoio do administrador provisório da federação, Raimundo Fortunato Júnior, para fazer um calendário bem movimentado em 2026”, disse o gerente de competições.

Destaques coletivos e individuais
Sob a liderança do professor Dejanir Cardoso, a equipe Kaizen inscreveu 33 atletas e também emplacou o maior número de primeiros colocados na seletiva estadual: 14.

Entre os destaques que venceram a seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional pela Kaizen estão Meysse Rayanne da Rocha (Júnior Feminino Meio Leve – 52 kg), André Luís Cavalcante Reis (Júnior Masculino Leve – 73 kg), Kauanny Victória Santos da Silva (Cadete Feminino Meio Leve – 48 kg) e Romualdo Sampaio (Sênior Masculino Meio Médio – 81 kg).

Em segundo lugar na disputa coletiva, a Associação Esportiva Cardoso inscreveu 15 atletas e fez oito campeões, entre eles Iza Maria da Silva (Sub-13 Feminino Médio – 52 kg), Enzo Oliveira (Cadete Masculino Leve – 66 kg), Jaqueline Lima (Júnior Feminino Médio – 70 kg) e Rafaela de Souza Nascimento (Cadete Feminino Médio – 63 kg).

O Instituto Caminho Suave apareceu em terceiro na disputa entre as equipes, com 16 inscritos e oito campeões. Destaque para Isabelly Martins Castro (Sub-15 Feminino Superligeiro – 36 kg), uma das principais promessas da agremiação que tem base no bairro do São Jorge, na Zona Oeste da capital amazonense.